Prefeita da cidade, Paula Lemos, diz que segue acompanhando a determinação da justiça do Estado
Barretus segue determinação da Justiça e suspende aulas presenciais
Suspensão das aulas e retorno online
A cidade de Barretus acatará a decisão da Justiça de São Paulo e suspenderá as aulas presenciais. Inicialmente previstas para começar em 22 de fevereiro, as aulas presenciais nas escolas municipais estão suspensas até segunda ordem. Enquanto isso, as aulas online serão mantidas. A prefeita Paula Lemos afirmou que, caso a decisão judicial perdure até 22 de fevereiro, o retorno às aulas acontecerá de forma online. A retomada das aulas presenciais, quando ocorrer, será gradual, iniciando com 35% da capacidade e aumentando ao longo das semanas.
Novos leitos e fiscalizações
Em reunião com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a prefeita Paula Lemos confirmou a chegada de 26 novos leitos para a região de Barretus. 16 leitos estarão disponíveis a partir de segunda-feira, enquanto outros 10, com ventiladores, devem ser disponibilizados em cerca de 20 dias. A expectativa é que a ampliação da capacidade de internação contribua para a regressão da região para a fase laranja do Plano São Paulo. A prefeita também mencionou as fiscalizações em estabelecimentos comerciais, que seguem até 7 de fevereiro, e o entendimento dos empresários quanto à necessidade de respeitar as medidas da fase vermelha.
Leia também
Festas clandestinas e fase vermelha
A prefeita Paula Lemos alertou sobre a realização de festas clandestinas, que prejudicam o controle da pandemia e comprometem o avanço para fases menos restritivas. A cidade permanece na fase vermelha do Plano São Paulo até 7 de fevereiro, com apenas serviços essenciais permitidos. A próxima reclassificação do Plano São Paulo está prevista para sexta-feira, com o decreto do Estado entrando em vigor em 8 de fevereiro.
A suspensão das aulas presenciais em Barretus demonstra o compromisso da prefeitura em seguir as determinações judiciais e priorizar a saúde pública. A ampliação de leitos e a fiscalização rigorosa são medidas importantes para o controle da pandemia e a expectativa de avanço de fase no Plano São Paulo. O apelo para que a população respeite as medidas restritivas e evite aglomerações é fundamental para a superação deste momento.



