CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Brasília aconteceu a 5ª ‘Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação’

Evento, que foi entre os dias 31 de julho e 01 de atrássto, gerou propostas para políticas públicas no campo da tecnologia
Ciência Tecnologia Inovação
Evento, que foi entre os dias 31 de julho e 01 de atrássto, gerou propostas para políticas públicas no campo da tecnologia

Evento, que foi entre os dias 31 de julho e 01 de atrássto, gerou propostas para políticas públicas no campo da tecnologia

Entre os dias 31 de julho e 1º de atrássto, Brasília sediou a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). O evento, liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), teve como tema central “Ciência para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”. Apesar da coincidência com as Olimpíadas de Paris, a conferência reuniu mais de 30 mil participantes, entre presenciais e virtuais, e coletou mais de 40 mil sugestões por meio de plataforma online e conferências prévias realizadas em todo o país.

Propostas para o futuro da Ciência e Tecnologia no Brasil

O principal objetivo da CNCTI foi coletar propostas para uma nova estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação para os próximos dez anos. Essas propostas, oriundas de diversas fontes – incluindo uma plataforma online aberta ao público e mais de 200 conferências regionais e setoriais – foram processadas com auxílio de inteligência artificial. O documento final, que servirá de base para a elaboração da estratégia e de um subsequente plano nacional de CTI com ações específicas, será entregue pelo MCTI em aproximadamente 30 dias.

Desafios e perspectivas para o Plano Nacional de CTI

O gerente de desenvolvimento econômico do Parque Tecnológico, Dalton Marques, destaca o longo intervalo de 14 anos desde a última conferência, ocorrida em 2010. Esse período de mudanças tecnológicas aceleradas, incluindo a pandemia e a expansão do ensino à distância, exige uma estratégia atualizada. Temas como o futuro das universidades públicas, desenvolvimento sustentável e inclusivo, enfrentamento das mudanças climáticas e o fortalecimento da indústria nacional de saúde (impulsionado pela pandemia) emergiram como cruciais. A reindustrialização também é um ponto crítico, considerando a redução da participação da indústria no PIB e a dependência de importações, principalmente da China. Outro desafio é a queda na produção científica brasileira e a “fuga de cérebros”.

A conferência também marcou a entrega do esboço do Plano Nacional de Inteligência Artificial, que prevê investimentos de R$ 23 bilhões em quatro anos, incluindo a criação de uma infraestrutura nacional de armazenamento de dados em nuvem e o desenvolvimento de supercomputadores, além de regulamentações para garantir a segurança e a privacidade dos dados.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.