CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Em cinco cidades da região de Ribeirão Preto, 51 mil eleitores têm títulos cancelados

Prazo para regularização eleitoral de quem não havia justificado ausência nas últimas três eleições terminou na segunda (19)
Em cinco cidades da região de
Prazo para regularização eleitoral de quem não havia justificado ausência nas últimas três eleições terminou na segunda (19)

Prazo para regularização eleitoral de quem não havia justificado ausência nas últimas três eleições terminou na segunda (19)

Mais de 51 mil eleitores nas cinco maiores cidades da região tiveram o título de eleitor cancelado nesta semana por não regularizarem a situação dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. O prazo para regularização terminou na segunda-feira, Em cinco cidades da região de, e essas pessoas não votaram nas últimas três eleições, nem justificaram a ausência ou pagaram a multa correspondente.

Dados da Justiça Eleitoral: Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o estado de São Paulo, mais de 1,3 milhão de eleitores não regularizaram o título dentro do prazo. Na região, os números são: Ribeirão Preto com mais de 26,8 mil, Franca com mais de 14 mil, Barretos com 4.200, Sertãozinho com mais de 3 mil, Bebedouro com quase 2.500, São Carlos com mais de 8 mil e Araraquara com quase 7 mil títulos cancelados.

Consequências e procedimentos para regularização

Quem teve o título cancelado não poderá votar nem ser candidato nas próximas eleições. Além disso, o documento é necessário para tirar passaporte, carteira de identidade, inscrever-se em concursos públicos, tomar posse em cargos, renovar matrícula em escolas públicas e receber salários vinculados ao setor público.

Para regularizar a situação, o eleitor deverá iniciar o processo para obter um novo título, apresentando documentos pessoalmente em um cartório eleitoral, onde será coletada a biometria. O procedimento não pode mais ser feito totalmente pela internet. Embora o pagamento das multas anteriores seja necessário, não há cobrança para a emissão do novo título.

Quem está isento e como consultar a situação: Eleitores que não são obrigados a votar, como menores de 18 anos, maiores de 70 e analfabetos, não tiveram o título cancelado. Para verificar a situação do título, o eleitor pode consultar o site do TSE (tse.jus.br) ou utilizar o aplicativo e-Título.

Informações adicionais

O cancelamento do título ocorre quando o eleitor deixa de votar em três eleições consecutivas sem justificativa e não regulariza a situação dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.