Evento promovido pelo Grupo EP reuniu produtores e autoridades para discutir a criminalidade nas áreas rurais
O tema da segurança no campo foi discutido em um fórum realizado nesta quarta-feira em Franca, Em Franca, encontro discute segurança no, reunindo produtores rurais, autoridades e representantes do setor para debater a criminalidade nas áreas rurais da região.
O evento começou por volta das 10 horas da manhã com uma reportagem que apresentou depoimentos de produtores que relataram a insegurança no campo, incluindo dados sobre crimes recentes, como roubos de carga de café e insumos agrícolas.
Participação das autoridades: O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derritte, esteve presente e apresentou números relevantes sobre o combate à criminalidade rural. A mesa de debate contou ainda com o coronel da Polícia Militar Paulo Beltrame, o delegado Jorge Curi, Carlos Sato, diretor-presidente da Coca-pec, o presidente do Sindicato Rural de Franca, José Henrique Mendonça, além dos prefeitos de Franca e Ribeirão Preto.
Leia também
Medidas para monitoramento e prevenção
O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, afirmou em entrevista à CBN que a administração municipal, com apoio dos órgãos estaduais, planeja instalar câmeras nas rodovias estaduais e municipais que passam pela cidade ainda este ano. Segundo ele, as imagens serão compartilhadas com concessionárias e forças de segurança para monitorar o tráfego de veículos, identificar veículos furtados e apoiar investigações.
Carlos Sato destacou a importância de orientar os produtores rurais sobre prevenção para evitar maiores problemas relacionados à criminalidade, ressaltando a vulnerabilidade das propriedades rurais, especialmente durante o período de colheita.
Impactos e expectativas do setor rural: José Henrique Mendonça, presidente do Sindicato Rural de Franca, afirmou que as ações apresentadas no fórum, como o projeto da muralha rural com instalação de câmeras e a atividade delegada, têm contribuído para a redução dos furtos e roubos nas propriedades rurais desde o início de 2023. Ele acredita que as novas medidas discutidas no evento trarão ainda mais segurança aos produtores.
Plano municipal de Ribeirão Preto
O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, falou sobre o plano municipal de combate às queimadas e destacou o papel da guarda municipal no apoio à segurança rural. Ele informou que a cidade está implementando um programa de monitoramento com câmeras e inteligência artificial para impedir a circulação de veículos roubados e pessoas procuradas pela justiça, promovendo integração entre a Polícia Militar, Polícia Civil, governo estadual e prefeitura.
Informações adicionais
O fórum contou com participação presencial e remota do público, que pôde fazer perguntas aos representantes presentes. Não foram divulgados dados específicos sobre o número de participantes ou estatísticas detalhadas dos crimes mencionados.



