CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Franca, projeto tem ao menos uma denúncia por dia de violência contra a mulher

Canais de comunicação são importantes para direcionar as mulheres a encontrar ajuda, diz advogada
violência contra a mulher
Canais de comunicação são importantes para direcionar as mulheres a encontrar ajuda, diz advogada

Canais de comunicação são importantes para direcionar as mulheres a encontrar ajuda, diz advogada

Franca (SP) lança projeto para combater a violência doméstica contra mulheres

Conscientização e apoio às vítimas

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a cidade de Franca, em São Paulo, lançou um projeto para conscientizar e auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto busca alcançar aquelas que sofrem em silêncio, muitas vezes sem saber onde buscar ajuda.

Depoimento de uma vítima

Uma vítima de 30 anos, que preferiu não se identificar, relatou as agressões psicológicas sofridas, que se intensificaram após anunciar sua gravidez. Ela descreveu as dúvidas do companheiro sobre a paternidade e as agressões físicas que se seguiram, mesmo após o nascimento da filha. Apesar de uma breve reconciliação, a violência voltou a acontecer, levando-a a procurar ajuda e registrar um boletim de ocorrência. A vítima enfatizou a importância de não se calar e buscar apoio, mesmo diante das dificuldades.

Ações e números

A advogada Carolina Scavassini destacou a falta de informação como um obstáculo para muitas mulheres. O promotor de justiça Claudio Scavassini mencionou as medidas do Ministério Público para combater a violência e buscar políticas públicas eficientes. O projeto em Franca registra ao menos uma denúncia diária. Em 2020, o número de vítimas protegidas pela justiça em São Paulo cresceu 11%. Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos apontam mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher em 2022, recebidas pelo Disque 180 e Disque 100. A iniciativa reforça a importância da denúncia, encorajando a sociedade a auxiliar mulheres em situação de violência, por meio dos canais de atendimento disponíveis.

O aumento no número de denúncias demonstra que as mulheres estão superando o medo e buscando justiça. A busca pela paz e o bem-estar para si e para seus filhos é o principal apelo das vítimas, incentivando a sociedade a se envolver ativamente na luta contra a violência doméstica.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.