Ao todo 16400 boletins de ocorrências foram registrados por ações criminosas na cidade durante o ano passado
Ribeirão Preto registrou um aumento significativo na violência em 2018, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública.
Números alarmantes
Os números são preocupantes: foram cerca de 45 vítimas por dia, totalizando 16.400 registros de roubo e furto. Houve um aumento de 18% nos homicídios (46 em 2018 contra 39 em 2017), 17% nos furtos de veículos (de 1.500 para 1.700 casos) e 13% nos furtos em geral (de 9.000 para mais de 10.000).
Causas e consequências
Aristides Marquete Filho, pesquisador do Observatório Social da Violência, atribui o crescimento da violência à situação econômica precária e ao consumo de drogas. Ele destaca a diferença entre furto e roubo, sendo este último mais ameaçador e impactante para as vítimas. O aumento da violência gera insegurança coletiva, estresse e depressão na população, levando muitas pessoas a buscarem tratamento médico.
Leia também
Combate à violência
A Polícia Militar (PM) afirma ter realizado ações de combate à violência, prendendo 1.820 pessoas em flagrante e recuperando 162 armas ilegais em 2018. Apesar da queda nos casos de estupro e estupro de vulneráveis, a advogada Najela Ferras alerta que os números ainda são altos e preocupantes, enfatizando a necessidade de conscientização e fortalecimento de políticas públicas para amparar as vítimas. A PM reforça que intensifica as rondas e ações para apreender armas e prender criminosos, embora reconheça as limitações em casos como homicídios premeditados.
Em 2019, os números de violência continuam preocupantes, com um homicídio e uma tentativa de homicídio registrados nas primeiras 24 horas de janeiro. A Secretaria de Segurança Pública continua monitorando a situação e divulgando dados atualizados.



