CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Em período de Quaresma preço da tilápia aumentou quase 16%

Comerciante do Mercadão explica os motivos do aumento e garante que preço pode ficar ainda maior na Semana Santa
Preço tilápia Quaresma
Comerciante do Mercadão explica os motivos do aumento e garante que preço pode ficar ainda maior na Semana Santa

Comerciante do Mercadão explica os motivos do aumento e garante que preço pode ficar ainda maior na Semana Santa

Tilápia: Preço do Peixe Sobe 16% em um Ano

A tilápia, um dos peixes mais consumidos pelos brasileiros, principalmente durante a quaresma, sofreu um aumento de preço significativo. De acordo com dados da CPI da USP, o valor do quilo subiu cerca de 16% em um ano, atingindo uma média de R$ 9,60. O aumento geral nos pescados ficou em 4,57%, segundo a mesma fonte.

Impacto do Mercado Externo

Asvaldo Galo, comerciante do Mercadão de Ribeirão Preto, um dos principais pontos de venda de peixe fresco na região, atribui a alta ao mercado externo. Segundo ele, desde março do ano passado, houve um aumento de 15% a 16% no custo do filé para varejistas. Para evitar a perda de vendas, os comerciantes absorveram parte do aumento, sem repassar totalmente o custo ao consumidor. “Um aumento no preço de custo do filé e da tilápia inteira em torno de 16%, numa inflação de quase 5%, é muito. O consumidor não aguenta”, afirma Asvaldo.

Preços para a Semana Santa

Apesar de não haver problemas de produção ou doenças que justifiquem a alta, a forte demanda externa tem reduzido a oferta interna, elevando os preços. Asvaldo alerta que a tendência é de novos reajustes até a Semana Santa. Ele recomenda que os consumidores que desejam comprar tilápia para o período pascal o façam antecipadamente, para garantir preços mais acessíveis e a variedade de produtos, já que alguns itens podem faltar ou ficar mais caros próximo à data.

O aumento do preço da tilápia impacta diretamente o consumidor, especialmente durante a quaresma, período de maior consumo. A alta, impulsionada pela demanda externa, preocupa comerciantes que buscam alternativas para manter as vendas sem onerar excessivamente o consumidor. A recomendação é antecipar as compras para a Semana Santa.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.