Segundo diretor da FMUSP, Rui Alberto Ferriani, a Universidade tem condições de realizar projetos em diversos setores.
Ministro da Saúde e Ministro da Ciência e Tecnologia visitam pesquisas da USP sobre Covid-19
Visita a Ribeirão Preto
Os ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) visitaram o campus da USP em Ribeirão Preto para avaliar pesquisas sobre a Covid-19. Os estudos, financiados pelo governo federal e desenvolvidos pela Rede Vírus (comitê do Ministério da Ciência e Tecnologia com representantes de universidades e laboratórios brasileiros), englobam o desenvolvimento de remédios, vacinas e equipamentos hospitalares.
Resultados Positivos e Necessidade de Financiamento
Embora os ministros tenham se mostrado positivos em relação aos estudos, sem mencionar prazos, o diretor da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Rui Alberto Ferriani, explicou que a reunião foi técnica, focando em projetos de pesquisa e na necessidade de mais investimentos. A universidade ressaltou a importância do financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia para a continuidade das pesquisas.
Leia também
Diversas Frentes de Pesquisa
A USP de Ribeirão Preto conduz estudos da fase 3 da vacina contra a Covid-19 da Sinovac (a ser produzida no Brasil pelo Instituto Butantan), testes do imunizante desenvolvido pela Janssen (Johnson & Johnson), e pesquisas do Hemocentro sobre o uso de plasma de pacientes recuperados. Diversas pesquisas estão em andamento, com a expectativa de resultados positivos em breve.
A visita ministerial reforça a importância das pesquisas brasileiras no combate à pandemia, demonstrando o comprometimento do governo federal com o desenvolvimento científico e a busca por soluções eficazes contra a Covid-19. A USP, com sua expertise e infraestrutura, desempenha papel crucial nesse esforço.



