Dr. Silvia Fonseca, fala sobre a doença que é altamente contagiosa, mas pode ser evitada com a imunização
A cobertura vacinal contra o sarampo em São Paulo caiu de 91% em 2019 para 73% em 2022, segundo dados do governo estadual. Essa queda é preocupante, pois o sarampo é uma doença altamente contagiosa e letal, que pode ser prevenida com a vacinação.
Casos e Mortes
Em 2019, o estado registrou 18 mil casos de sarampo e 18 mortes. A baixa cobertura vacinal aumenta o risco de novos surtos, como o ocorrido em 2019, que causou grande impacto no sistema de saúde e na rotina escolar.
Situação em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, apenas 45% do público-alvo recebeu a vacina contra o sarampo até o momento. A campanha de vacinação, que inclui também a vacina contra a gripe, segue até o início de junho, e a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da imunização, principalmente para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas com comorbidades. As vacinas podem ser tomadas simultaneamente, sem necessidade de intervalo.
A Importância da Vacinação
A médica infectologista Dra. Silvia Fonseca alerta para a gravidade da situação. Ela destaca o aumento de casos de sarampo no mundo e a facilidade de transmissão da doença. A vacina é altamente eficaz e previne complicações graves, como surdez e cegueira. A especialista enfatiza a necessidade de duas doses da vacina para a maioria da população, reforçando a importância da vacinação, especialmente em crianças, devido à sua maior vulnerabilidade. Além disso, a médica reforça a importância da vacinação contra a gripe, principalmente em crianças pequenas e idosos, e alerta que a pandemia de Covid-19 não acabou e que as pessoas devem completar o esquema vacinal.


