CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Em turnê especial Maria Bethânia e Caetano Veloso seguem impressionando o público

Lígia Boreto, que foi a um dos shows, comenta a experiência e fala da trajetória dos irmãos; ouça o 'CBN Papo Certo'!
Maria Bethânia Caetano Veloso
Lígia Boreto, que foi a um dos shows, comenta a experiência e fala da trajetória dos irmãos; ouça o 'CBN Papo Certo'!

Lígia Boreto, que foi a um dos shows, comenta a experiência e fala da trajetória dos irmãos; ouça o ‘CBN Papo Certo’!

Caetano Veloso e Maria Bethânia estão em turnê pelo Brasil com shows que lotam estádios. Em São Paulo, realizaram três apresentações com mais de 55 mil pessoas em cada uma, demonstrando a força da dupla na música brasileira.

A Lenda da Dupla Única

Existe uma lenda, alimentada pelo escritor argentino Júlio Cortázar, que afirma que Caetano e Bethânia são uma só pessoa. Essa ideia, que surgiu na década de 70, ganhou força devido à semelhança vocal e de estilo dos irmãos, além da grande sintonia em palco. A própria Maria Bethânia relata um episódio em que uma mãe de santo disse que ela só poderia entrar no candomblé se Caetano entrasse junto, pois eram uma só alma. Essa “lenda” inspirou até mesmo a capa de um álbum de 1978, mostrando os dois de costas um para o outro, com roupas brancas e quase uma só cabeça.

O Show Inesquecível

Um relato de uma fã que assistiu ao show descreve a experiência como inesquecível. A plateia interagiu ativamente, cantando junto com os artistas. Mesmo com chuva, o público vibrou do início ao fim, demonstrando o impacto da música da dupla. Um ponto curioso foi a reação da plateia a uma música gospel cantada por Caetano, que pareceu não ter a mesma receptividade das outras músicas, possivelmente por ser menos conhecida ou por um contraste com a forte presença de elementos do candomblé em outras partes do show.

Um Legado Musical e Literário

O show de Caetano e Bethânia é uma experiência rica em poesia, cultura e referências literárias. A apresentação incluiu músicas do Tropicalismo, movimento do qual Caetano foi um dos fundadores, demonstrando a importância da dupla para a música e a cultura brasileiras. A riqueza poética e a autenticidade das letras, aliadas à energia contagiante dos shows, consolidam o legado de Caetano e Bethânia na história da música brasileira.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.