Grande volume de água em curto período de tempo provocou pontos de alagamentos pela cidade
Ribeirão Preto enfrentou forte chuva na quarta-feira, com 44 milímetros de água em apenas uma hora, representando quase 20% da média de chuva para dezembro (249,5 milímetros).
Alagamentos e Transtornos
O grande volume de chuva em curto espaço de tempo causou diversos pontos de alagamento na cidade, como no cruzamento das ruas São José e Rui Barbosa, que ficou completamente inundado. De acordo com o Clima Tempo, a chuva foi resultado do calor e da alta umidade, que propiciaram a formação de nuvens carregadas.
Prejuízos na Agricultura
Além dos alagamentos na cidade, a chuva também atingiu a zona rural, causando prejuízos significativos à agricultura. Em algumas regiões, houve queda de granizo, que destruiu grande parte das lavouras de café. O agricultor José Fernando Chiarello, por exemplo, estima uma perda de até 90% da sua plantação, com prejuízos que podem chegar a R$ 2 milhões.
Alertas e Previsões
As regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos permanecem em alerta da Defesa Civil para fortes chuvas até domingo. A previsão é de acumulados de até 120 milímetros, com risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos. A previsão para os próximos dias indica que as áreas de instabilidade se fortalecerão na região, aumentando as chances de novas pancadas de chuva.



