Dados são de 15 a 21 de maio, a primeira semana de lockdown; prefeito explica que alta é reflexo do Dia das Mães
Batatais enfrentou grave situação com a Covid-19 em maio de 2023.
Primeira semana de lockdown
Entre 15 e 21 de maio, a cidade registrou 489 novos casos e 16 mortes por Covid-19, aumento de 52,8% e 100%, respectivamente, em comparação à semana anterior. A média de isolamento subiu apenas 1%, para 55%, apesar do lockdown. A prefeitura atribuiu a alta de casos ao Dia das Mães.
Maio: o pior mês da pandemia em Batatais
Maio de 2023 foi o mês mais crítico da pandemia em Batatais, com 390 novos casos e 32 óbitos, representando um aumento de 70% nos casos e 52% nas mortes em relação a abril. A taxa de ocupação de UTIs e enfermarias permaneceu em 100% e 15%, respectivamente, com 9 pacientes em estado grave.
Leia também
Medidas tomadas pela prefeitura
Para combater a pandemia, a prefeitura de Batatais instalou 10 novos respiradores na UPA, ampliando a capacidade de leitos de 3 para 13, com apoio do governo estadual e federal. Parcerias com o Instituto Butantan foram firmadas para um inquérito epidemiológico e o fornecimento de plasma convalescente. Uma paciente de 41 anos com comorbidades recebeu o tratamento com plasma, apresentando rápida evolução da doença. O município recebeu 50 bolsas de plasma convalescente para auxiliar no tratamento de pacientes com Covid-19.
As medidas restritivas e os esforços da prefeitura, incluindo o uso do plasma convalescente e a ampliação da capacidade hospitalar, demonstram a luta contínua contra a pandemia na cidade. A situação, embora grave, mostra a busca por soluções e o trabalho conjunto para enfrentar o desafio da Covid-19 em Batatais.



