Empresa tem um estande na feira onde demonstra essas propostas; ouça a entrevista com a pesquisadora Elaine Cristina
A Agrishow 2022 recebeu diversas inovações tecnológicas para o agronegócio, com destaque para as soluções apresentadas pela Embrapa. Em entrevista à CBN, a pesquisadora Elaine Cristina Párez detalhou algumas dessas tecnologias sustentáveis que visam otimizar a produção e reduzir o impacto ambiental.
Soluções inovadoras para o campo
A Embrapa apresentou diversas tecnologias, muitas já disponíveis comercialmente, desenvolvidas em parceria com startups e pequenas empresas. Entre elas, destacam-se os nanocristais de celulose, utilizados na produção de embalagens de alta qualidade que prolongam a vida útil de alimentos; uma sonda para medir a quantidade de gordura em carnes, utilizando ressonância magnética nuclear; e uma sonda para avaliar a qualidade da água na piscicultura, monitorando parâmetros como turbidez, pH e temperatura.
Sustentabilidade e redução do uso de fertilizantes
Considerando a crise mundial de fertilizantes, a Embrapa também trouxe soluções para otimizar o uso desses insumos. Sondas para determinar a composição de nutrientes do solo e a quantidade de carbono foram apresentadas, permitindo ao agricultor aplicar a quantidade exata necessária. Além disso, uma fossa séptica biodegradável capaz de produzir fertilizante a partir do esgoto doméstico foi destaque, promovendo a economia circular e a redução da dependência de fertilizantes externos. Sachês biodegradáveis que liberam o fertilizante gradualmente também foram apresentados, minimizando o desperdício e a poluição da água.
Leia também
O futuro da agricultura sustentável
A Embrapa investe em pesquisas para a sustentabilidade, utilizando recursos como a casca de mandioca para extrair amido, usado em recobrimentos de fertilizantes de liberação lenta. A utilização de resíduos de minas para a produção de fertilizantes também é uma área de pesquisa promissora, criando uma economia circular e reduzindo o impacto ambiental. Essas tecnologias demonstram o potencial de uma agricultura mais eficiente e sustentável, atendendo às necessidades atuais e futuras do setor.



