CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Embrapa desenvolve embalagem que mostra se peixe está estragado mesmo congelado

Tecnologia, desenvolvida a partir de folhas de repolho roxo, muda entre o roxo e o azul claro indicando a qualidade do produto
Embrapa desenvolve embalagem que mostra se
Tecnologia, desenvolvida a partir de folhas de repolho roxo, muda entre o roxo e o azul claro indicando a qualidade do produto

Tecnologia, desenvolvida a partir de folhas de repolho roxo, muda entre o roxo e o azul claro indicando a qualidade do produto

Pesquisadores da Embrapa Tecnologia e Instrumentação, Embrapa desenvolve embalagem que mostra se, em São Carlos, desenvolveram uma embalagem inteligente que indica a qualidade do peixe por meio da mudança de cor, mesmo quando o produto está congelado. A inovação visa facilitar a vida do consumidor, que muitas vezes não sabe há quanto tempo o peixe foi afiletado e colocado à venda.

Funcionamento da embalagem: A embalagem utiliza uma manta produzida a partir de extrato das folhas danificadas do repolho roxo, que seriam descartadas. Esse extrato, processado com álcool e água, contém antocianinas, pigmentos naturais que mudam de cor conforme o pH do ambiente. Quando o peixe começa a se decompor e libera toxinas que alteram o pH, a manta muda de cor, indicando a qualidade do alimento.

Indicações visuais: Segundo os pesquisadores, quanto mais a manta apresenta uma coloração roxa, melhor é a qualidade do peixe. Se a cor tende para o azul ou azul claro, o produto está em pior estado. Essa mudança de cor também pode indicar falhas no processo de refrigeração, como desligamento dos freezers, complementando a informação da data de validade e aumentando a confiança do consumidor.

Processo de fabricação: O pó do extrato do repolho roxo é misturado a outras duas substâncias biodegradáveis e transformado em fibras por meio de um equipamento desenvolvido pela Embrapa, que utiliza jato de ar comprimido para formar a manta. A embalagem é feita de policaprolactona, um polímero biodegradável.

Aplicações e próximos passos: Até o momento, os testes foram realizados apenas em peixes, devido à sua alta perecibilidade e ao aumento do consumo de peixe cru. A pesquisa foi publicada em uma revista científica internacional, e os pesquisadores buscam parcerias com empresas para ampliar os testes em escala comercial.

Informações adicionais

O estabelecimento de Diego da Silva Morim, especializado em peixes, destaca a importância da refrigeração correta desde a captura, com contato imediato do pescado com gelo nos navios, para garantir a qualidade do produto.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.