CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embrapa desenvolve leguminosa que promete melhorar a fertilidade do solo e a qualidade do solo

Guandu BRS Mandarim também serve de alimentação animal; confira os detalhes com Samuel Santos no 'Giro do Agro'
fertilidade do solo
Guandu BRS Mandarim também serve de alimentação animal; confira os detalhes com Samuel Santos no 'Giro do Agro'

Guandu BRS Mandarim também serve de alimentação animal; confira os detalhes com Samuel Santos no ‘Giro do Agro’

Grandu BRS Mandarim: Recuperando Pastagens Degradadas

A Embrapa Pecuária Sudeste desenvolveu o Grandu BRS Mandarim, uma leguminosa que tem se mostrado eficaz na recuperação de áreas de pastagem degradadas. Essa planta promove a adubação verde, melhorando a fertilidade do solo e a qualidade do pasto. Além disso, serve como alimento alternativo para o gado em períodos de escassez de forragem.

Benefícios para o Solo e para os Animais

De acordo com a engenheira agrônoma Lívia Mendes de Castro, da Embrapa Pecuária Sudeste, o Grandu BRS Mandarim apresenta alto potencial para adubação verde, melhora a qualidade do pasto e a fertilidade do solo. Sua utilização dispensa a adubação nitrogenada, representando uma tecnologia de baixo custo. O alto teor de proteína o torna um alimento nutritivo para os animais. Em experimentos, bovinos em pastagens com Grandu BRS Mandarim ganharam 450 gramas de peso vivo ao dia, enquanto os de áreas degradadas ganharam apenas 250 gramas, sem necessidade de suplementos alimentares. A tecnologia também permite manter um maior número de animais por hectare.

Disponibilidade e Impacto Nacional

O cultivo do Grandu BRS Mandarim deve ser feito na estação chuvosa, com uma roçada anual antes do manejo da leguminosa. A semente pode ser adquirida em empresas parceiras da Embrapa. A tecnologia já é utilizada em diversas propriedades rurais em São Paulo, principalmente para recuperação de pastagens e como fonte alternativa de alimentação animal na seca. O Ministério da Agricultura e Pecuária tem como meta recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens degradadas, considerando que as pastagens ocupam cerca de 164 milhões de hectares no país, segundo dados de 2022 do MapBiomas, e grande parte apresenta algum grau de degradação. A recuperação dessas áreas contribuirá para aumentar a produção de alimentos para o mercado interno e externo.

O Grandu BRS Mandarim surge como uma solução promissora e acessível para a recuperação de pastagens, impactando positivamente a produtividade e a sustentabilidade da pecuária brasileira.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.