Novo hibrido, chamado de BRS Carmela, mostrou-se resistente à queima-das-folhas e é tolerante aos nematoides-das-galhas
Cenoura Resistente Lançada pela Embrapa
A Embrapa lançou a primeira cenoura resistente à principal doença da cultura: a queima das folhas. Batizada de BRS Carmela, a nova variedade é indicada para o plantio no verão e na primavera em todo o Brasil, exceto no Norte. Sua resistência à bactéria e aos fungos causadores da queima das folhas, comum em períodos quentes e chuvosos, representa um avanço significativo para o setor.
Benefícios da BRS Carmela
Além da resistência à queima das folhas, a BRS Carmela também apresenta tolerância ao nematoide das galhas, permitindo o cultivo em regiões de temperaturas mais altas. Um dos grandes benefícios é a possibilidade de completar o ciclo produtivo sem a necessidade de controle químico para doenças foliares, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e gerando economia para o produtor. Testes em diversas regiões produtoras mostraram rendimentos acima de 60 toneladas por hectare.
Importância da Nova Variedade
O desenvolvimento da BRS Carmela resultou de 10 anos de pesquisa. Considerando que a cenoura é uma das principais hortaliças consumidas no Brasil, com Minas Gerais liderando a produção nacional, essa nova variedade representa um importante ganho para o setor agrícola e para a população, que se beneficia de uma fonte natural de vitaminas, fibras e minerais. O período ideal para o plantio da BRS Carmela é de outubro a março.
Leia também
A BRS Carmela promete revolucionar a produção de cenoura no Brasil, oferecendo maior produtividade, sustentabilidade e resistência a doenças, contribuindo para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico do setor.