Embutidos tem queda no preço no mês de atrássto
Boas notícias para o bolso do consumidor! Os preços de alguns embutidos apresentaram uma leve queda nos supermercados em atrássto, em comparação com o mês de julho. Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que quatro tipos de alimentos ficaram mais acessíveis aos clientes.
Queda nos Preços dos Embutidos
De acordo com o levantamento do IBGE, alguns grupos de embutidos tiveram uma redução nos preços. O presunto, por exemplo, apresentou uma diminuição de 0,39%. A salsicha ficou 0,72% mais barata, enquanto a linguiça teve uma queda de 1,74%. A mortadela se destacou com a maior redução do grupo, quase 1,90%.
Fatores que Influenciaram a Redução
O professor de economia Christian Ganzert explica que o aumento da oferta de carne e derivados no mercado foi um dos principais fatores para a queda dos preços. A questão com os Estados Unidos também influenciou, já que parte da carne que seria exportada ficou no Brasil, aumentando a disponibilidade do produto. Além disso, a estabilidade da moeda contribuiu para que os insumos importados mantivessem seus preços.
Leia também
Sazonalidade e Tendências Futuras
O economista também destacou o fator sazonalidade, mas ressaltou que o principal motivo para a queda dos preços é o represamento no mercado internacional. Ele alertou que a tendência é que os preços voltem a subir até o final do ano, devido ao aumento do consumo de carne no Brasil nessa época.
Essa baixa nos preços dos embutidos não era esperada pelos economistas e é considerada excepcional, já que o setor de proteína animal vinha acumulando altas significativas. No entanto, qualquer redução é bem-vinda, e este pode ser o momento ideal para quem aprecia um bom embutido.



