Curso oferecido pelo Supera Parque é voltado para empreendedores e futuros candidatos à incubação no local; entenda mais!
Milton Pedro Campos de Barros, ‘Empreende na Supera’ abre inscrições para, coordenador de desenvolvimento de negócios do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, participou do programa CBN Tecnovação para falar sobre empreendedorismo, startups e capacitação de novos negócios. Milton coordena o curso Empreende na Supera, que está com inscrições abertas para sua vigésima edição e tem como objetivo ajudar pessoas a transformar ideias em negócios reais dentro do ecossistema de inovação do Supera Parque, em Ribeirão Preto.
Importância do contato com o mercado
Segundo Milton, muitas ideias promissoras não evoluem porque os empreendedores não testam suas ideias no mundo real. Ele destaca que o fracasso não está necessariamente ligado à falta de dinheiro ou concorrência, mas à ausência de validação e adaptação. Como exemplo, citou a evolução do Instagram, que inicialmente era um aplicativo complexo chamado Bourbon, mas que se tornou um sucesso ao focar na função que os usuários realmente valorizavam: postar fotos com filtros.
Ferramenta para validar ideias: No curso Empreende na Supera, é utilizado o Value Proposition Canvas, uma ferramenta que ajuda o empreendedor a entender as necessidades e desejos do cliente, indo além do produto em si para entregar valor real. Milton exemplifica que, ao vender um colchão, o que o cliente busca é qualidade de vida, e não apenas espuma. Da mesma forma, empresas como Netflix vendem autonomia e conforto, e pequenos negócios podem se beneficiar ao identificar o valor emocional que entregam aos clientes.
Leia também
- 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem inscrições abertas
- Supera Incubadora, em Ribeirão Preto, abre inscrições para selecionar projetos
- Prova nacional do docente inscrições: Inscrições para a primeira edição da Prova Nacional do Docente já estão abertas em todo o país
Aplicação para pequenos negócios e autônomos: Milton afirma que os conceitos apresentados são aplicáveis a pequenos empreendedores e autônomos, que geralmente têm uma relação mais próxima com seus clientes. Ele cita exemplos como lojas de brigadeiros, personal trainers e fotógrafos, que devem focar no valor emocional e na experiência que oferecem, o que pode justificar preços maiores e melhorar a comunicação com o público.
Uso da inteligência artificial nos negócios
Sobre a inteligência artificial (IA), Milton ressalta que ela é uma ferramenta que acelera processos, mas não substitui o ser humano. A IA pode ajudar a testar, comparar e analisar dados rapidamente, mas é fundamental que o empreendedor tenha clareza dos objetivos e faça as perguntas certas para que a tecnologia seja eficaz. No Supera, o uso da IA aplicada a negócios é parte do conteúdo do curso Empreende na Supera.
Informações adicionais
O curso Empreende na Supera será realizado de 21 a 26 de julho, no período noturno, de forma presencial no Supera Parque, em Ribeirão Preto. As inscrições estão abertas e há um cupom de 50% de desconto para as 10 primeiras inscrições, utilizando o código CBN50. Interessados podem obter mais informações e se inscrever pelo Instagram @supera.parque.