Presidente da Cufa, Raphael de Paula, fala da importância do empreendedorismo nas comunidades
Neste sábado, Ribeirão Preto recebe um congresso de empreendedorismo com a participação de cerca de 100 empreendedores sociais de favelas, membros da Central Única das Favelas (CUFA).
Empreendedorismo em Favelas: Uma Necessidade que se Transforma em Profissão
Segundo Rafael de Paula, presidente da CUFA Ribeirão Preto, o empreendedorismo nas favelas surge muitas vezes de uma necessidade, impulsionada pelas dificuldades econômicas, agravadas pela pandemia. Inicialmente, muitas vezes começa com pequenos negócios, como vendas de cachorro-quente ou revenda de roupas, mas com o tempo, transforma-se em uma fonte de renda estável, permitindo que os moradores paguem suas contas e melhorem sua qualidade de vida. Exemplos em outras cidades, como o turismo em favelas do Rio de Janeiro, demonstram o potencial econômico dessa iniciativa.
Ação da CUFA Ribeirão Preto: Inclusão e Incentivo ao Empreendedorismo
A CUFA Ribeirão Preto atua ativamente na inclusão e no incentivo ao empreendedorismo nas comunidades locais. Diferentemente de cidades como o Rio de Janeiro, onde o turismo já está estabelecido, em Ribeirão Preto o foco está em capacitar e apoiar os empreendedores locais, fornecendo ferramentas e oportunidades para o crescimento de seus negócios. Com a redução das doações em 2022, a CUFA prioriza a oferta de oportunidades, não apenas assistencialismo, mas sim a capacitação para a autossuficiência.
Leia também
Emprega Favela: Criando Oportunidades de Emprego
Em parceria com a Suporte, a CUFA realizará o “Emprega Favela” no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, um evento que levará vagas de emprego diretamente para as comunidades. A iniciativa busca facilitar o acesso a oportunidades de trabalho, levando as vagas até as pessoas, em vez de exigir que elas se desloquem até locais distantes. O evento acontecerá na Rua Serra Negra, 385, Jardim Joaquim, das 9h às 16h, oferecendo a oportunidade de entrevistas e contratações no local. Interessados devem comparecer com currículo e documentos.
O evento demonstra o compromisso da CUFA em promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades de Ribeirão Preto, oferecendo oportunidades de emprego e fomentando o empreendedorismo como ferramenta de transformação social.



