CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empreendedorismo feminino aumenta por conta da dificuldade em ocupar cargos de chefia

Machismo ainda é presente no mercado de trabalho e as mulheres, mesmo capacitadas, são preteridas na hora de ganhar uma promoção
empreendedorismo feminino
Machismo ainda é presente no mercado de trabalho e as mulheres, mesmo capacitadas, são preteridas na hora de ganhar uma promoção

Machismo ainda é presente no mercado de trabalho e as mulheres, mesmo capacitadas, são preteridas na hora de ganhar uma promoção

As mulheres representam cerca de 34% dos donos de negócios no Brasil, um número que contrasta com a baixa representatividade feminina em cargos de liderança em empresas, tanto no Brasil quanto globalmente. Apenas 25% dos cargos de liderança sênior no mundo são ocupados por mulheres, um número que, mesmo crescendo no Brasil, ainda está longe do ideal.

Desafios para a Liderança Feminina

Diversos fatores contribuem para essa disparidade. Um estudo aponta que mulheres, mesmo com o mesmo desempenho, são menos propensas a serem promovidas que os homens. Miriam Colt, especialista em estratégia de marca pessoal, destaca fatores culturais que perpetuam a associação de liderança com o gênero masculino. A dupla jornada de trabalho, com responsabilidades domésticas e familiares geralmente desbalanceadas, sobrecarrega as mulheres, dificultando a busca por cargos de liderança mais demandantes. Além disso, a necessidade de reforçar sua autoridade e credibilidade, muitas vezes enfrentando preconceitos sobre sua capacidade e tom de voz, representa um desafio adicional.

Estratégias para o Sucesso

Para superar essas barreiras, Miriam Colt sugere o desenvolvimento de estratégias que trabalhem a comunicação verbal e não-verbal, transmitindo autoridade e confiança. Isso inclui ajustar o tom de voz e a linguagem para se adequar ao ambiente corporativo, sem perder a empatia. A especialista também recomenda clareza sobre os objetivos profissionais, ajustes na vida familiar para equilibrar as responsabilidades e a construção de uma forte marca pessoal, utilizando as redes sociais para mostrar expertise e gerar valor.

Superando Obstáculos e Abrindo Caminhos

O exemplo de Mônica Vieira Alves, advogada que abriu seu próprio escritório após enfrentar dificuldades de crescimento em uma empresa, ilustra os desafios e a busca por soluções. A construção da marca pessoal, com foco em imagem e comunicação, tornou-se essencial para se destacar no mercado e superar preconceitos. O uso de ferramentas de autodesenvolvimento, como aprimoramento da oratória e presença nas redes sociais, também se mostra fundamental para alcançar o sucesso e superar as barreiras de gênero na ascensão profissional. A jornada para uma maior equidade de gênero na liderança empresarial exige persistência, estratégias eficazes e a quebra de paradigmas culturais.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.