Ouça no ‘Giro do Agro’ com Gleice Lira
Ontem foi o Dia das Mães e hoje, no Giro do Agro, vamos conhecer melhor o empreendedorismo feminino no campo. Juliana Feres, bióloga e mãe, é uma das idealizadoras e fundadoras de um empreendimento que desenvolve, comercializa e produz cosméticos e outros produtos a partir de subprodutos de abelhas nativas brasileiras, um patrimônio da nossa biodiversidade.
Desenvolvimento sustentável e olhar para o campo
Trabalhar com biodiversidade no Brasil significa atuar em toda a cadeia produtiva, observando como os subprodutos e a matéria-prima chegam até nós para o desenvolvimento dos produtos e alcance do consumidor final. É preciso também considerar as políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento rural. O objetivo é levar a criação de abelhas nativas (meliponicultura) às mulheres no campo, grandes responsáveis pela conservação dos biomas brasileiros.
Empoderamento feminino e preservação cultural
A iniciativa busca promover ações que resgatam essa atividade culturalmente importante no Brasil, muitas vezes esquecida com o avanço da apicultura. O intuito é que as mulheres se apropriem dessa nova atividade, garantindo o fornecimento de matéria-prima para a produção dos produtos. A meliponicultura representa uma oportunidade de geração de renda e empoderamento para as mulheres, além de contribuir para a preservação ambiental.
Para saber mais sobre o empreendedorismo feminino no campo e a qualificação de mulheres na área de produção, acesse o site superaparque.com.br e pesquise por “abelhas nativas”. Lá você encontrará informações sobre o tema e sobre a força das mulheres na ciência e no agronegócio.