Assunto foi o tema do Almanaque CBN do último sábado (11)
O empreendedorismo social, que une lucro à resolução de problemas sociais por meio da venda de produtos ou serviços, tem se mostrado um modelo de negócio transformador. Apesar do grande potencial, muitos empresários ainda não sabem como colocar suas ideias em prática.
Desafios do Empreendedorismo Social
De acordo com o professor de marketing Marcelo Baratela, muitos empresários, focados na sobrevivência em tempos de crise, não conseguem enxergar a possibilidade de retribuir à sociedade. A dificuldade está em identificar os caminhos para transformar o sucesso pessoal em impacto social positivo.
O Impulso Empreendedor Brasileiro
O Brasil apresenta um índice de intenção empreendedora de quase 27%, muito superior à média europeia (11%). Para Henrique Kreuzfeld, facilitador de cursos de empreendedorismo, essa alta taxa se deve, muitas vezes, à necessidade e não apenas à oportunidade. Embora esse ímpeto seja positivo, é preciso direcioná-lo para modelos sustentáveis e de impacto social.
Leia também
O Empreendedorismo para Todos
Adriano Cesar Buzoli, analista de negócios do Sebrae, destaca que o empreendedorismo é uma habilidade inata, presente desde o nascimento. O que falta, muitas vezes, é conhecimento, determinação e organização para transformar sonhos em realidade. É preciso desenvolver habilidades de liderança, gestão de processos e relacionamento com fornecedores, distribuidores e concorrentes. O empreendedorismo social, tema central do Agenda Ribeirão, promove a discussão sobre o desenvolvimento socioeconômico da cidade, envolvendo sociedade e poder público.



