CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresa da região vai desenvolver drones de combate para o Exército nacional

Aeronave tem a capacidade de carregar dois mísseis Enforcer; testes devem começar no ano que vem
drones de combate
Aeronave tem a capacidade de carregar dois mísseis Enforcer; testes devem começar no ano que vem

Aeronave tem a capacidade de carregar dois mísseis Enforcer; testes devem começar no ano que vem

São Carlos (SP) se prepara para protagonizar um marco na indústria de defesa brasileira. A Exmo-boot, empresa localizada na região central do estado, prevê testar em 2025 o primeiro drone de combate nacional, o Nauro 1000C.

Desenvolvimento e Parcerias

O desenvolvimento do Nauro 1000C é uma parceria entre a Exmo-boot e o Centro Tecnológico do Exército. A empresa trabalha em conjunto com o Exército, que acompanha os ensaios e os avanços tecnológicos do projeto. Este drone, uma versão aprimorada de um modelo já existente no mercado, terá a capacidade de carregar até dois mísseis Enforcer.

Capacidades do Nauro 1000C e do Míssil Enforcer

O Nauro 1000C, além de sua capacidade de ataque, foi projetado para missões de segurança, monitoramento de fronteiras, mapeamento e vigilância. Seu sistema de pouso e decolagem vertical otimiza as manobras, reduzindo a área necessária para operação. Já o míssil Enforcer, desenvolvido pela MBDA (maior fabricante europeia), pesa cerca de 7 kg e é eficaz contra alvos leves e ligeiramente blindados, veículos em movimento rápido e alvos protegidos. A parceria entre Exmo-boot e MBDA, firmada em 2022, foi fundamental para a integração do míssil ao drone.

Os testes começaram em 2023, e a expectativa é que a integração final, incluindo o primeiro disparo de míssil feito por um drone brasileiro, ocorra em 2025. Este projeto representa um salto significativo para a capacidade de defesa nacional.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.