CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Empresa de saúde animal cria programa social para auxiliar produtores a acompanhar produção

Suporte é feito a partir de um aplicativo de celular que permite ao proprietário acessar dados sobre o rebanho
Empresa de saúde animal cria programa
Suporte é feito a partir de um aplicativo de celular que permite ao proprietário acessar dados sobre o rebanho

Suporte é feito a partir de um aplicativo de celular que permite ao proprietário acessar dados sobre o rebanho

Um programa social desenvolvido por uma empresa de saúde animal tem oferecido acompanhamento gratuito a empreendedores rurais e pequenos produtores de leite por meio de um aplicativo de celular. O objetivo é facilitar o acesso a tecnologias e assistência técnica para esse público, Empresa de saúde animal cria programa social para auxiliar produtores a acompanhar produção, que geralmente é menos assistido.

Parceria tecnológica para assistência rural

Segundo Sebastião Faria Jr., médico veterinário e gerente de educação corporativa, a iniciativa surgiu a partir de uma parceria com uma startup de Florianópolis que desenvolveu o aplicativo chamado Ater Digital. Essa ferramenta permite a integração com o WhatsApp, possibilitando suporte remoto por meio de diagnósticos e acompanhamento de indicadores zootécnicos, socioeconômicos e ambientais.

O aplicativo possibilita avaliar a evolução das propriedades rurais e oferece atendimento a um grande número de produtores sem a necessidade de visitas frequentes. Os produtores que aderem ao programa têm acesso direto ao aplicativo em seus celulares ou podem optar por comunicação via WhatsApp.

Indicadores disponíveis para os produtores: Por meio do aplicativo, os produtores conseguem acessar diversos indicadores importantes para a gestão da propriedade, como:

  • Número de vacas em lactação;
  • Número de vacas secas;
  • Total de animais no rebanho;
  • Gasto mensal com nutrição;
  • Litros de leite produzidos por dia;
  • Raça do gado na propriedade;
  • Formas de controle de mastite adotadas;
  • Total de casos de mastite.

Trabalho estruturado em três eixos: O projeto do aplicativo está estruturado em três eixos principais: rebanho, trabalho e vida. Conforme explica Sebastião Faria Jr., no eixo do rebanho são abordados temas relacionados à saúde, produtividade e bem-estar animal. No eixo trabalho, o foco é a gestão da propriedade e sucessão. Já no eixo vida, o programa promove a educação em saúde humana e ambiental.

Essa abordagem integrada visa não apenas melhorar a produção leiteira, mas também contribuir para a qualidade de vida dos produtores e a sustentabilidade das propriedades rurais.

Informações adicionais

Não foram divulgados detalhes sobre a empresa responsável pelo programa, o número de produtores atendidos ou o alcance geográfico da iniciativa. Também não foram informados dados sobre o impacto do programa na produtividade ou na qualidade de vida dos participantes.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.