Nível de investimento das empresas cresceu em 2016, mas no início de 2017 poucos procuraram orientações do Sebrae-SP
Um levantamento da Desenvolve SP, agência de desenvolvimento paulista, revelou que as pequenas e médias empresas (PMEs) da região de Ribeirão Preto investiram mais de R$ 21 milhões em negócios em 2016, um aumento de 13% em relação a 2015.
Investimentos em Expansão e Inovação
De acordo com o balanço, os investimentos em projetos de ampliação da capacidade produtiva e inovação de processos foram os principais responsáveis por esse crescimento. Apesar disso, o cenário para 2017 apresenta incertezas.
Cautela e Reajuste de Metas
Embora tenha havido uma grande procura pelo Sebrae no início de 2017, a maioria dos empresários buscou soluções para reduzir custos e ajustar seus modelos de negócios, em vez de buscar novos investimentos. Vinícius Augustinho, analista de negócios do Sebrae, afirma que muitos empresários estão procurando adequar sua gestão e aumentar vendas para alcançar metas não cumpridas em anos anteriores. A busca por soluções para o capital de giro também é uma preocupação recorrente.
Leia também
Cenário de Incertezas
O receio com novos investimentos é perceptível entre os empresários. Luiz Gustavo Noraleit, dono de uma gráfica, ilustra essa situação. Apesar de ter investido em maquinário em 2016, ele não pretende fazer novos investimentos em 2017 devido às dificuldades do mercado e à necessidade de demitir funcionários no ano anterior. A expectativa é de que a situação não piore, mas a cautela predomina.



