Descontos devem reaquecer economia de Ribeirão Preto. Comércio passa a ter horário de funcionamento alternativo em dezembro.
A Black Friday se aproxima e o comércio de Ribeirão Preto se prepara para um período de intensa movimentação. Lojas da cidade já estão contratando funcionários extras e se organizando para atender ao aumento na demanda de clientes. A expectativa é de recuperação das perdas causadas pela pandemia, mas com a ressalva da necessidade de manter os protocolos de segurança sanitária.
Preparação dos Comerciantes
Em Ribeirão Preto, a gerente de uma loja, Natália Correia, relata a contratação de quatro novos funcionários para o período da Black Friday, antecipando o processo que normalmente ocorria apenas em dezembro. A flexibilização das medidas de quarentena pela prefeitura permite o funcionamento em horário normal, oferecendo aos clientes mais opções de compras e evitando aglomerações em horários pontuais.
Preocupações com a Pandemia
Apesar do otimismo com a retomada das vendas, a nova onda de casos de Covid-19 em outros países preocupa. O infectologista Valdez Bollela alerta para a possibilidade de um aumento de casos no Brasil, lembrando a proximidade do país com a Europa em termos de propagação viral. Ele reforça a importância de manter os cuidados individuais, como o uso de máscara e álcool em gel, para evitar um retrocesso na situação sanitária.
Horários de Funcionamento
O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (5varp) divulgou o horário especial de funcionamento para dezembro: de segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos, das 10h às 17h; e vésperas de Natal e Ano Novo, das 9h às 18h. Nos feriados, o comércio ficará fechado. A expectativa é de um aumento de 40% para 60% na capacidade de clientes dentro das lojas, mas com a recomendação de que os protocolos de segurança sejam seguidos para evitar novos surtos.


