CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresas que investem em políticas de igualdade de gênero apresentam melhores rendimentos

Relatório de conclusão divulgado pela ONU, aponta que quanto maior for o número de mulheres na liderança, melhor o resultado
igualdade de gênero
Relatório de conclusão divulgado pela ONU, aponta que quanto maior for o número de mulheres na liderança, melhor o resultado

Relatório de conclusão divulgado pela ONU, aponta que quanto maior for o número de mulheres na liderança, melhor o resultado

Empresas que investem em igualdade de gênero e diversidade alcançam melhores resultados, inclusive em rentabilidade, segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Diversidade e Resultados Positivos

A pesquisa da OIT analisou mais de 70 mil empresas em três países e constatou que a maior presença de mulheres, especialmente em cargos de liderança, impulsiona a produtividade, rentabilidade, criatividade e inovação. Equipes diversas oferecem soluções mais criativas para problemas, devido às diferentes experiências e visões de mundo.

Desafios e Preconceitos

Apesar dos resultados positivos, muitas mulheres em cargos de liderança ainda enfrentam preconceito. A professora Luciana Morilas, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, destaca que a discriminação, muitas vezes, é invisível, até mesmo para as próprias mulheres que, por mérito próprio, alcançam posições de destaque. A professora ressalta que a sociedade brasileira ainda carrega um machismo estrutural que impõe às mulheres a necessidade de se provarem mais do que os homens para alcançar o mesmo reconhecimento.

Caminhos para a Igualdade

Para combater a desigualdade, a professora Morilas sugere ações em diferentes frentes: políticas públicas que promovam a igualdade de oportunidades (como a equiparação da licença-paternidade à licença-maternidade), metas de ocupação de cargos de liderança nas empresas, programas de mentoria para desenvolver a autoconfiança feminina e, principalmente, uma mudança cultural que reconheça o valor e a capacidade das mulheres em todos os setores da sociedade. A representatividade feminina na política também é crucial, pois políticas públicas efetivas dependem da participação feminina na tomada de decisões.

Em suma, a igualdade de gênero no mercado de trabalho não é apenas uma questão ética, mas também um fator estratégico para o sucesso empresarial e o desenvolvimento social. A diversidade de perspectivas e experiências enriquece as organizações e impulsiona a inovação, beneficiando a todos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.