Carros ilhados, vias inundadas, quedas de árvores… Tenente dos Bombeiros fala das ocorrências provocadas pela chuva
Chuva causa estragos em Ribeirão Preto e Bombeiros trabalham em vários pontos da cidade
Atuação dos Bombeiros
Na madrugada desta quarta-feira, a partir das 4h, o Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto iniciou os trabalhos para minimizar os riscos causados pela forte chuva. Duas ocorrências se destacaram: a queda de uma grande árvore em uma guarita na região da Ítaca, resultando em danos patrimoniais, e o alagamento na Rua São Francisco, com aproximadamente meio metro de água. A Avenida Eduardo André Matarazzo também sofreu com alagamentos, situação recorrente em chuvas mais intensas.
Principais Chamados e Regiões Atingidas
Os chamados mais frequentes para o Corpo de Bombeiros foram por quedas de árvores. Apesar de muitos acionarem o 193 para alagamentos, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) teve atuação mais significativa nesse tipo de ocorrência. O tenente Alexandre Gulsom destaca que, além das quedas de árvores, atendimentos a pessoas ilhadas também foram frequentes. A região norte da cidade foi a mais afetada.
Leia também
Recomendações à População
Em situações de chuva intensa com alagamentos ou quedas de árvores, o tenente Gulsom recomenda evitar transitar por áreas com risco de alagamento, buscando rotas alternativas. Em caso de quedas de árvores, é importante evitar passar embaixo delas e atentar para a presença de fios de alta tensão no chão. A orientação é acionar o 193 em caso de emergência. Em comunidades com infraestrutura precária, o risco de choques elétricos e afogamentos é ainda maior, reforçando a necessidade de cautela e de acionar os serviços de emergência.
O Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto trabalhou incansavelmente durante toda a manhã e parte da tarde para atender às diversas ocorrências, com todo o efetivo de plantão envolvido nos esforços. A Defesa Civil atua na etapa posterior aos atendimentos emergenciais.



