CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enem e Encceja passam a aceitar documentos digitais dos estudantes

Não há mais a obrigatoriedade do documento físico; para quem perdeu, o boletim de ocorrência está vetado
Enem e Encceja passam a aceitar
Não há mais a obrigatoriedade do documento físico; para quem perdeu, o boletim de ocorrência está vetado

Não há mais a obrigatoriedade do documento físico; para quem perdeu, o boletim de ocorrência está vetado

O Inep anunciou alterações nas regras de identificação dos candidatos para o Enem e para o Encceja que, segundo o órgão, entrarão em vigor já nas edições deste ano e serão gradualmente adotadas em outras avaliações. As mudanças visam aumentar a segurança e reduzir fraudes no processo de identificação dos inscritos.

Mudanças nos documentos aceitos

Entre as principais novidades está a aceitação de documentos digitais emitidos exclusivamente pelo aplicativo gov.br, apresentados no celular do candidato. Por outro lado, o boletim de ocorrência deixará de ser aceito como substituto de documento em caso de perda.

Regras para estrangeiros e uso do nome social

O Inep informou também que documentos de cidadãos de países do Mercosul passam a ser aceitos para identificação. Candidatos que optarem pelo nome social não precisarão mais apresentar comprovação documental. No entanto, travestis, transexuais e pessoas transgênero deverão estar previamente cadastradas na Receita Federal; por isso, essas pessoas precisam checar e regularizar seus dados na Receita antes de efetuar a inscrição.

Prazos importantes para inscritos

O período para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa em 15 de abril. Além disso, o prazo para apresentar justificativa de ausência referente à edição anterior termina hoje, às 23h59. Quem não apresentar essa justificativa não poderá solicitar isenção nesta edição.

As novas regras refletem a tentativa do Inep de modernizar a identificação e reduzir fraudes, mas também exigem atenção extra dos candidatos quanto ao cadastro e aos prazos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.