CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enem terá novidades na correção das redações

Confira as informações com Dalton Almeida, da EPTV em Brasília
Enem terá novidades na correção
Confira as informações com Dalton Almeida, da EPTV em Brasília

Confira as informações com Dalton Almeida, da EPTV em Brasília

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o novo guia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja edição será aplicada nos dias 26 e 27 de outubro. A expectativa é que mais de 7 milhões de estudantes façam a prova, cujo resultado mantém função de seleção em instituições públicas e privadas e segue como critério para programas como ProUni, Fies, Ciências Sem Fronteiras e Pronatec.

Mudanças na correção da redação

Uma das principais alterações anunciadas pelo MEC atinge o procedimento de avaliação da redação. A correção continuará a ser feita por dois avaliadores; porém, atrásra um terceiro corretor será acionado se a diferença entre as notas ultrapassar 100 pontos. Se, mesmo após essa terceira avaliação, a discrepância persistir, uma banca composta por três especialistas ficará responsável por definir a nota final. Até o ano passado, o terceiro avaliador só era convocado quando a diferença superava 200 pontos, o que representa aumento do rigor no processo.

Penalização para redações fora do tema

O guia prevê ainda maior severidade para textos que não atendam ao tema proposto. Candidatos que entregarem redações totalmente desconexas poderão receber nota zero — no ano anterior, a consequência era a perda de aproximadamente metade da pontuação da prova escrita. O ministro da Educação, Luís de Mercadante, justificou a mudança como forma de coibir produções que não respondem à proposta, citando exemplos detectados em avaliações anteriores, como receitas ou textos alheios ao tema: «Se o jovem colocar na sua prova um texto que não tem nada a ver com o que está sendo solicitado, o risco dele é tirar uma nota zero. O ano passado ele perdia só metade da nota… Esse ano ele pode tirar a zero, ele pode ser eliminado da redação.»

Orientações para os candidatos

O cartão de confirmação de inscrição será enviado entre o final de setembro e o início de outubro, com informações sobre o local de prova. O MEC recomenda que os estudantes visitem a escola com antecedência para calcular o tempo de deslocamento e evitar imprevistos no dia do exame. O ministro enfatizou a importância de sair com antecedência para evitar perda de tempo e o fechamento dos portões: «Assim que divulgamos o cartão de inscrição, pegue logo o seu cartão, veja o endereço da sua escola, faça o trajeto para você saber quanto tempo você leve, coloque um tempo a mais para não ter nenhum incidente, porque chegou atrasado, fechou o portão, não tem saída…». O guia completo, com critérios detalhados de avaliação, procedimentos e orientações, está disponível em enem.inep.gov.br.

Com as mudanças, o MEC pretende aumentar a precisão e a transparência na correção e impedir práticas que possam comprometer a avaliação dos candidatos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.