CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Energia Limpa deve ganhar força em 2016

Ouça a coluna 'CBN Sustentabilidade', com Carlos Alencastre
Energia Limpa
Ouça a coluna 'CBN Sustentabilidade', com Carlos Alencastre

Ouça a coluna ‘CBN Sustentabilidade’, com Carlos Alencastre

A Conferência das Partes (COP) 21, realizada em Paris no final de 2015, reuniu líderes mundiais, especialistas e jornalistas para discutir e implementar avanços nos tratados relacionados às mudanças climáticas. Com a participação de cerca de 40 mil pessoas de 190 países, o evento resultou em progressos significativos para a questão climática global.

Apoio à Inovação em Energias Renováveis

Um dos destaques da COP 21 foi o apoio de investidores de peso à inovação e tecnologia em energias renováveis. A Breakthrough Energy Coalition, impulsionada por 28 bilionários mundiais, visa investir em energias limpas. Nomes como Bill Gates (Microsoft), Mark Zuckerberg (Facebook), Jeff Bezos (Amazon) e Jack Ma (Alibaba) demonstraram seu compromisso com a causa, destinando recursos para o desenvolvimento de fontes de energia mais sustentáveis.

Coalizão para a Missão Inovação

Outro resultado importante da COP 21 foi a proposta de uma coalizão, a Missão Inovação, que envolveu 20 países. Essa iniciativa busca direcionar milhões e bilhões de recursos para investimentos governamentais em pesquisa e desenvolvimento de fontes renováveis de energia, com o objetivo de atender comunidades que ainda não têm acesso à eletricidade. O Brasil é um dos signatários dessa plataforma, juntamente com países como Canadá, Alemanha, Índia, Japão, Arábia Saudita, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos.

Avanços e Perspectivas Futuras

A COP 21 representou um avanço notável, estabelecendo novos tratados e impulsionando o progresso na área de energia renovável. O envolvimento de grandes nomes e países em pesquisas e avanços tecnológicos nessa área demonstra o compromisso global com a sustentabilidade. Os resultados da COP 21 prometem trazer benefícios significativos para todos nos próximos anos e décadas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.