CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Energia solar pode trazer economia de 95% na conta de luz

De cada dez projetos implantados pela Copercana, seis são na zona rural; placas fotovoltaicas podem ter vida útil de 25 anos
energia solar economia
De cada dez projetos implantados pela Copercana, seis são na zona rural; placas fotovoltaicas podem ter vida útil de 25 anos

De cada dez projetos implantados pela Copercana, seis são na zona rural; placas fotovoltaicas podem ter vida útil de 25 anos

Energia solar: um investimento inteligente para o agronegócio

A Copercana, durante sua décima edição, realizada entre os dias 27 e 30 de junho, em Sertãozinho, destacou os projetos de energia solar como uma grande oportunidade de negócios para seus cooperados. Com taxas de juros especiais, a cooperativa busca estimular a adoção dessa alternativa que vem se mostrando cada vez mais vantajosa.

Resultados positivos e economia significativa

Em 2023, a Copercana implantou 60 sistemas de geração de energia solar, sendo 60% deles em áreas rurais. A economia na conta de luz é um dos principais atrativos, podendo chegar a 95%, segundo Clayson Valeriano, coordenador de projetos de energia solar da Copercana. Ele destaca a importância da estabilidade econômica proporcionada pela energia solar, principalmente em tempos de incerteza econômica.

Parcerias e diferentes modelos de sistema

Os projetos são desenvolvidos em parceria com a Synchron do Brasil, responsável pela instalação das placas solares. Existem dois modelos de sistema: o on-grid, conectado à rede elétrica, e o off-grid, que utiliza baterias para levar energia a locais isolados. André del Rey, gestor de energia solar da Synchron, explica que o retorno do investimento (payback) pode ocorrer em apenas 3 a 4 anos, dependendo do consumo, tornando-se um negócio altamente rentável a longo prazo. A redução de custos fixos e a melhora na margem de lucro são benefícios adicionais.

A crescente procura por energia solar também se deve às mudanças na tributação que entrarão em vigor em 2024. Embora haja aqueles que preferem esperar, a tendência é de crescimento contínuo, impulsionada pela sustentabilidade, eficiência e baixo custo de manutenção do sistema, com vida útil superior a 25 anos. Para Clayson Valeriano, a energia solar deixou de ser tendência para se tornar realidade, representando uma solução completa para os cooperados, reduzindo custos e fortalecendo o agronegócio.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.