CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto o preço do milho está 17% mais barato no campo, nos mercados a tendência é oposta

Produção do grão é positiva e a segunda safra deve ser recorde; ouça o 'Giro do Agro' com Andrielly Ferro
Preço do milho
Produção do grão é positiva e a segunda safra deve ser recorde; ouça o 'Giro do Agro' com Andrielly Ferro

Produção do grão é positiva e a segunda safra deve ser recorde; ouça o ‘Giro do Agro’ com Andrielly Ferro

Safra recorde de milho no Brasil

A produção total de milho no Brasil para a safra atual é estimada em 132 milhões de toneladas, um recorde histórico. Embora 83% da primeira safra já tenha sido colhida (ligeiramente abaixo dos últimos dois anos para o mesmo período), a colheita da segunda safra, responsável por 77% da produção total, está apenas começando. As condições climáticas atuais, com chuvas reduzidas no Centro-Oeste e Centro-Sul, favorecem a maturação do milho.

Desequilíbrio entre preços no campo e no mercado

Enquanto o preço do milho no campo caiu quase 17% em apenas um mês, os preços no mercado seguem uma tendência oposta. Um pacote de 500 gramas de milho de pipoca custa entre R$ 5,79 e R$ 8,99, dependendo do estabelecimento. O milho em lata registrou alta de quase 25%, e os flocos de milho, 15%. Segundo o economista Diego Gali Alberto, essa disparidade se deve aos custos da manufatura, que impactam o preço final do produto ao consumidor.

Cenário futuro

A colheita da segunda safra de milho ocorrerá entre junho e setembro. Ainda são necessárias chuvas para a terceira safra. O acompanhamento da produção e da colheita, bem como a análise da influência desses fatores nos preços do mercado, serão contínuos.

Acompanharemos de perto a evolução da safra e seus reflexos nos preços, trazendo novas informações em breve.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.