Segundo a RP Mobi, são cerca de 800 cruzamentos com sinalização semafórica, ainda assim alguns pontos são alvo de reclamações
O alto número de acidentes de trânsito em Ribeirão Preto tem gerado preocupação entre moradores, que pedem por mais semáforos em cruzamentos perigosos. Porém, o processo de instalação não é simples e costuma levar tempo, como demonstram diversos casos na cidade.
Demora na Instalação e Consequências
Na esquina das ruas Atibaia e Camilo de Matos, a espera por um semáforo durou mais de um ano, período em que diversos acidentes ocorreram. Moradores e comerciantes reclamaram insistentemente, até que, após inúmeras cobranças, o semáforo foi finalmente instalado, trazendo alívio à vizinhança. Outro exemplo é o cruzamento das ruas Angélica e Vitorre Bolsas, no Jardim Acedo, onde a instalação do semáforo também só ocorreu após diversos acidentes e apelo da população, inclusive à imprensa. Situação semelhante ocorreu na Santa Luzia, em Cônes, próximo a Diabeté, onde a alta frequência de acidentes levou a pedidos por semáforos.
Análise e Processo de Instalação
A RPMob (empresa responsável pelo trânsito em Ribeirão Preto) afirma que a instalação de semáforos depende de uma análise técnica criteriosa. Inicialmente, é realizada uma contagem volumétrica para avaliar o fluxo de veículos e a necessidade de controle de tráfego. Casos recorrentes de acidentes, como batidas e atropelamentos, também são considerados. O diretor de trânsito da RPMob, Delsi de Zaraujo, explica que o processo envolve várias etapas, incluindo a avaliação da necessidade do equipamento e a consideração de outras medidas de engenharia antes da instalação de um semáforo.
Leia também
Opiniões e Necessidade de Melhorias
Apesar da explicação da RPMob, moradores expressam frustração com a demora no processo. Cláudia Rodrigues, moradora de Ribeirão Preto, relata a situação na Rua Apa, na zona norte, onde acidentes são frequentes e a instalação de um semáforo é urgente. Em outros locais, como na Vicente de Carvalho com a Campo Sales, comerciantes também reclamam da falta de semáforos, apesar da afirmação da RPMob de que não há necessidade. A falta de segurança e a recorrência de acidentes demonstram a necessidade de agilidade e eficiência no processo de análise e instalação de semáforos em Ribeirão Preto, garantindo a segurança dos moradores e condutores.



