CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entenda melhor o que aconteceu e quais os prejuízos ambientais do desastre em Mariana

Ouça a coluna 'CBN Sustentabilidade', com Carlos Alencastre
desastre em Mariana
Ouça a coluna 'CBN Sustentabilidade', com Carlos Alencastre

Ouça a coluna ‘CBN Sustentabilidade’, com Carlos Alencastre

O desastre ecológico que atingiu Minas Gerais, especificamente a região de Mariana e o povoado de Bento Rodrigues, ainda ecoa na memória de muitos. Este evento, marcado por perdas de vidas, destruição de lares e um sofrimento imensurável para a população, merece uma análise detalhada.

O que aconteceu em Mariana?

As barragens construídas por mineradoras na região tinham como propósito receber os rejeitos provenientes da mineração de ferro e outros materiais. Esses rejeitos, resultantes da lavagem do minério, são depositados em locais seguros até que a mineradora encerre suas atividades na área, quando então se espera que seja realizada a recuperação ambiental do local.

A construção dessas barragens exige uma análise minuciosa das características geológicas, hidrológicas, topográficas, geotécnicas, ambientais e sociais, além de uma avaliação de riscos. O material depositado nessas represas é geralmente plástico, com alta fluidez, composto por água, argila e metais pesados como ferro, chumbo, cromo, cádmio, cobre, boro e mercúrio.

O Rompimento e suas Consequências

Em Mariana, o rompimento de um dos diques de contenção liberou cerca de 50 bilhões de litros de rejeitos. Em seguida, um barramento acima também se rompeu, adicionando mais de 7 bilhões de litros ao desastre. No total, 62 bilhões de litros de lama tóxica invadiram o vale, devastando o povoado de Bento Rodrigues, com cerca de 612 habitantes.

O Impacto Ambiental Devastador

A lama atingiu o Rio Doce, chegando a Governador Valadares, uma cidade com 200 mil habitantes, e praticamente dizimando a vida no rio. A flora e a fauna foram destruídas pela quantidade imensa de lama, que seguiu até Colatina, Linhares e, finalmente, o mar. Este acidente demonstra a necessidade urgente de uma avaliação rigorosa de todos os processos de construção e manutenção de barragens.

A tragédia serve como um doloroso lembrete da importância de priorizar a segurança e a proteção ambiental em todas as atividades de mineração, buscando evitar que desastres como este se repitam.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.