CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Entenda o papel do Senado e por que a disputa em 2026 ganha força

Na série especial De Olho na Política, Bruno Silva relembra a história do Senado e explica por que o cargo virou alvo estratégico nas eleições de 2026
Senado
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia - Jefferson Rudy/Agência Senado

No de Olho na Política desta quarta-feira (7) Bruno Silva explicou como funcionam as eleições para o Senado Federal e por que o cargo é considerado estratégico no sistema político brasileiro. Diferente de outros mandatos, os senadores ficam oito anos no cargo e a renovação ocorre de forma alternada, com a eleição de um ou dois nomes a cada pleito.

Ao relembrar a trajetória do Senado em São Paulo, Bruno destacou a histórica hegemonia de PT e PSDB, a alternância entre nomes tradicionais e figuras fora desse eixo e momentos marcantes, como a ascensão de candidaturas impulsionadas por ondas políticas nacionais. Ele também lembrou episódios como o dos “senadores biônicos”, durante a ditadura militar, para contextualizar o atual modelo de renovação em 1/3 e 2/3 das cadeiras.

A coluna ainda aponta por que o Senado voltou ao centro do debate político: com apenas 81 integrantes, a Casa é vista como mais fácil de conquistar maioria e concentra atribuições decisivas, como sabatinar ministros do STF e conduzir processos de impeachment. Confira o conteúdo completo!

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.