Acirp além de outras 17 organizações protocolaram um documento na Câmara de Ribeirão contra a criação da Comissão
A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) coletou assinaturas de 17 entidades para pressionar os vereadores a não aprovarem a criação de uma comissão de estudos sobre a regulamentação de ambulantes na cidade. A ACIRP argumenta que a presença de ambulantes já é proibida por lei municipal, sendo vedada a sua atuação em um raio de 300 metros da Praça XV de Novembro e 200 metros do Centro Popular de Compras.
Pressão pela Lei
A entidade defende o cumprimento da legislação vigente e afirma não ter nada contra os ambulantes, mas sim contra a atividade irregular. O presidente da ACIRP, Dorival Balbino, propõe que aqueles que desejam se formalizar procurem a prefeitura para apresentar projetos, documentação e pagar impostos, sendo então direcionados para locais permitidos e com produtos definidos.
Preocupações dos Comerciantes
O presidente do Sincomércio, Aloísio Lopes, destaca que os ambulantes prejudicam os comerciantes que pagam impostos, gerando concorrência desleal. Regina Pessotti, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ribeirão Preto, reforça que o comércio formal gera empregos e precisa ter seus direitos respeitados. A preocupação central é a concorrência desleal, uma vez que os ambulantes não têm os mesmos compromissos com produção, horários e metas dos comerciantes formais.
Leia também
Impactos e Opiniões Divergentes
A Câmara Municipal inicialmente rejeitou a criação da comissão, mas a possibilidade de sua aprovação permanece. O vereador Lincoln Fernandes criticou a pressão da ACIRP sobre os vereadores. Há opiniões divergentes sobre a questão: consumidores e comerciantes expressam visões distintas sobre a presença de ambulantes no centro da cidade. Enquanto alguns defendem a necessidade dos ambulantes de se sustentarem, outros destacam a concorrência desleal e a falta de pagamento de impostos. A proposta de criação da comissão pode ser votada ainda nesta semana, dependendo do apoio de mais vereadores.



