Ariel Garavine, especialista em segurança viária, explica quais serão as mudanças parar melhorar fluidez dos veículos no local
A Entrevias concluiu um estudo sobre os fluxos de entrada e saída dos condomínios do Guaporé e anunciou mudanças operacionais para tentar reduzir os congestionamentos na região. A reportagem acompanhou a operação e conversou com Ariel Garavini, especialista em segurança viária da Entrevias, que detalhou as intervenções previstas.
Diagnóstico e motivo das intervenções
O crescimento acelerado da região gerou aumento no fluxo de veículos e filas recorrentes nos horários de pico. Durante as operações de campo, a equipe identificou pontos críticos no dispositivo viário que prejudicam a fluidez. Segundo Garavini, a medida adotada na operação-piloto já apresentou resultados mensuráveis: no horário de pico, o tempo médio de espera caiu de 15 para cerca de 6 minutos.
O que será feito na rotatória
Entre as mudanças está o fechamento parcial da rotatória, que passará a ter uma porção física interditada com uso de barreira metálica. A intenção é eliminar um movimento da rotatória que obrigava parada e, com isso, permitir maior fluidez aos veículos que descem do bairro Guaporé em direção à rodovia. Acesso direto pela alça de ligação à rodovia será mantido — durante um dia de teste essa alça chegou a ser fechada, mas a intervenção definitiva não prevê seu bloqueio.
Leia também
As obras no local não são de grande porte: envolvem principalmente adequação da sinalização horizontal e vertical e a instalação de dispositivos de proteção e orientação. A implantação inclui sinalização de obra e equipes de orientação no local para auxiliar motoristas que encontrarem a nova configuração pela primeira vez.
Cronograma, monitoramento e eventos
As intervenções começaram ontem e a previsão da Entrevias é concluir a maior parte da implantação da sinalização definitiva ainda esta semana — possivelmente até amanhã. As ações também consideram o movimento adicional gerado por eventos na cidade, como a Agrishow, e estão sendo acompanhadas por reuniões específicas para mitigar impactos durante esses períodos.
Apesar de a fila não desaparecer por completo, a Entrevias informa que o fechamento parcial deve proporcionar maior fluidez: motoristas poderão rodar entre 400 e 500 metros a mais em alguns percursos, mas com redução significativa do tempo de espera e menor sensação de trânsito parado. A operação seguirá monitorada para ajustes conforme necessário.



