Quatro famílias tiveram as casas destelhadas e precisaram buscar abrigo; Secretário da Defesa Civil enumera aos estragos
Após um feriado prolongado, a região sofreu com fortes chuvas que causaram diversos estragos. Em Barretos, a força da água arrastou carros e motos na Rua 22-49, no centro da cidade, e abriu uma cratera na Avenida Principal do bairro San Diego.
Danos e Desalojados
Na noite de sábado, entre 18h e 23h, um grande volume de chuva (mais de 110 milímetros) atingiu a cidade. Diversos pontos baixos foram alagados, com carros sendo levados pela correnteza. Um córrego transbordou, invadindo casas e causando perdas materiais para quatro famílias, que precisaram ser realocadas temporariamente. A Secretaria de Assistência Social providenciou abrigo em hotel até que as casas estejam seguras para o retorno.
Ações da Defesa Civil
O secretário da Defesa Civil de Barretos, Elson dos Santos, relatou as ações emergenciais. O trabalho inicial se concentra na avaliação de danos em residências, verificando riscos de erosão e comprometimento estrutural. Equipes trabalham na limpeza das vias, remoção de lama e reparos em infraestrutura danificada, como a cratera no bairro San Diego, que afetou o abastecimento de água. A Defesa Civil já entregou um relatório à Secretaria de Obras da prefeitura, que está programando melhorias estruturais para prevenir novos alagamentos.
Prevenção para o Futuro
Além dos reparos emergenciais, a prefeitura planeja obras para melhorar a infraestrutura hídrica da cidade, incluindo a abertura de mais boeiros e a ampliação da capacidade de escoamento de água em córregos. O objetivo é minimizar os impactos de chuvas intensas no futuro, aprendendo com os eventos recentes e investindo em soluções preventivas.



