CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

EP Agro Summit 2025 apresenta novidades tecnológicas para o agronegócio

Evento vai trazer temas como melhoramento genético, gestão no campo e mais; confira!
EP Agro Summit 2025 apresenta novidades
Evento vai trazer temas como melhoramento genético, gestão no campo e mais; confira!

Evento vai trazer temas como melhoramento genético, gestão no campo e mais; confira!

O Ep Agro Summit, evento dedicado à alta tecnologia e inovações no agronegócio, EP Agro Summit 2025 apresenta novidades, será realizado pela primeira vez em Campinas, no dia 4 de novembro, no Royal Palm Hall, das 8h às 18h. As inscrições já estão abertas no site epagrosummit.com.br.

Temas abordados no evento: O evento abordará temas como melhoramentos genéticos, produção em escala mundial, alimentos mais nutritivos, além de gestão, liderança e empreendedorismo no campo. Segundo Paulo Pelegrini, gerente de eventos do grupo Ep, o objetivo é reunir produtores rurais interessados em inovação e gestão para melhorar a produtividade e os resultados financeiros.

Inovações em pesquisa agrícola: Um exemplo de inovação apresentada é a batata-doce alaranjada desenvolvida pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Segundo o pesquisador Waldemir Pérezim, essa variedade produz cerca de 70 toneladas por hectare, com alta produtividade e melhor custo-benefício. Além disso, a batata-doce alaranjada é rica em beta-caroteno e antioxidantes, tornando-se mais nutritiva em comparação à batata-doce de polpa clara.

“A batata doce de polpa clara não tem riqueza em vitamina. Já a batata doce de polpa alaranjada é rica em beta caroteno e antioxidantes. Ela é extremamente produtiva e também atende à demanda do consumidor que busca qualidade”, explicou o pesquisador.

Aceitação do consumidor: Flaviana e seu filho Igor Samuel experimentaram a batata-doce alaranjada e aprovaram o sabor, que é menos adocicado, mas mais suculento. O pesquisador acredita que a nova variedade conquistará novos consumidores no mercado.

Proteína vegetal e alimentação do futuro

Outra inovação destacada é a pesquisa do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), que investe em proteínas vegetais para uma alimentação mais saudável e sustentável. Gisela Camargo, vice-diretora do Ital, ressaltou o desafio de aproveitar subprodutos e oferecer alimentos nutritivos para a sociedade.

Dados de referência

No primeiro trimestre de 2024, o setor do agronegócio brasileiro cresceu 6%, mantendo uma tendência de alta iniciada no ano anterior. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima que a participação do agronegócio na economia nacional ultrapasse 29% em 2025, contra 23% registrado em 2023.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.