Grupo Santa Casas de Franca admitiu erro nos procedimentos em carta que deverá ser entregue ao governador Tarcísio de Freitas
Equipes médicas da Santa Casa de Franca são investigadas após pacientes perderem a visão em cirurgias de catarata.
Erro nos procedimentos
A Santa Casa de Franca admitiu falhas em procedimentos durante cirurgias de catarata realizadas em 21 de outubro de 2022, que causaram cegueira em diversos pacientes. Uma sindicância interna apontou o uso inadequado de produtos e inversão na ordem de aplicação durante a acepsia. Deveria ser utilizado iodo de coloração roxa, mas foi usada clorexidina transparente, dificultando a verificação do processo. Além disso, a clorexidina, destinada à assepsia, foi aplicada no lugar do soro fisiológico, usado para o selamento da incisão.
Profissionais afastados e investigação em andamento
Os profissionais envolvidos foram afastados, e a instituição afirma que, apesar do erro ser considerado pontual, as consequências para os pacientes foram graves. A Santa Casa entregou um relatório ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e encaminhará as informações à Secretaria Estadual da Saúde para apuração e responsabilização. A investigação constatou que, no fechamento das incisões, foi utilizada uma substância para assepsia em vez de um colírio adequado.
Leia também
Tratamento e transplante
Os pacientes afetados iniciaram tratamento no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, e a Secretaria Estadual da Saúde confirmou que todos estão na fila para transplante de córnea. A Santa Casa se comprometeu a colaborar integralmente com as investigações e a prestar todo o suporte necessário aos pacientes.
O caso destaca a importância da rigorosa observância de protocolos em procedimentos cirúrgicos e evidencia a necessidade de apuração completa e responsabilização dos envolvidos para evitar que situações semelhantes se repitam. A transparência da Santa Casa em admitir o erro e colaborar com as investigações é um passo importante para a busca de justiça e reparação para os pacientes afetados.



