Entenda como fica a divisão das matérias e o que é o Itinerário Formativo
O novo ensino médio chegou e com ele, mudanças significativas na forma como os alunos aprendem. Em Brasília, estudantes já experimentam o novo formato, que inclui um itinerário formativo com opções de matérias além da base comum.
Disciplinas e Itinerário Formativo
As disciplinas obrigatórias da base nacional comum curricular (BNCC) permanecem: matemática e suas tecnologias, linguagens e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas. A novidade fica por conta do itinerário formativo, onde os alunos escolhem matérias de acordo com seus interesses. Essa escolha permite um aprendizado mais personalizado, com opções como cartografia, educação financeira e até mesmo dança, como relatado por alguns estudantes.
Três Frentes do Itinerário Formativo
O itinerário formativo é dividido em três frentes: aprofundamento em matérias já estudadas, mas com uma abordagem mais ampla; matérias eletivas, cursos mais curtos e dinâmicos que enriquecem o currículo; e projeto de vida, focado no autoconhecimento e orientação para escolhas pessoais e profissionais. Essa variedade permite aos alunos explorar diferentes áreas do conhecimento e desenvolver habilidades diversas.
Leia também
A escolha das matérias oferecidas pela escola depende dos recursos disponíveis e da formação dos professores, o que exige um grande esforço de planejamento e adaptação por parte da equipe pedagógica. A experiência demonstra uma busca por alinhar o aprendizado com as aptidões individuais, direcionando os alunos para áreas de maior interesse, visando inclusive uma melhor preparação para o ensino superior.



