Segundo secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, esse sistema deve ser instalado em outras três escolas da cidade
Ribeirão Preto inaugurou seu primeiro sistema de energia solar em uma escola municipal. A iniciativa, implantada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Dercy Célias Seixas Ferrari, localizada no bairro Jardins de Uniliana (zona leste), representa um marco na busca por sustentabilidade e economia.
Economia e Sustentabilidade
Segundo o secretário da Educação, Felipe Leas Miguel, o sistema já está em funcionamento e proporciona uma economia estimada em R$ 2.500,00 mensais. Este investimento, com retorno previsto em quatro anos, assegura um benefício significativo a longo prazo, considerando a vida útil de 25 anos do sistema. A iniciativa fecha um ciclo de sustentabilidade, gerando energia limpa e reduzindo custos.
Expansão do Projeto
A Secretaria Municipal da Educação planeja expandir o projeto para mais três escolas nos próximos meses: Marrau Machado (Santa Cruz do José Jacó), Fábio Musa (Cristo Redentor) e Eduardo Diniz Junqueira (Parque dos Pinos). A viabilidade da instalação em cada escola será avaliada, considerando fatores como incidência solar e capacidade de suporte do telhado.
Leia também
Impacto Positivo
A instalação de painéis fotovoltaicos nas escolas demonstra o compromisso da prefeitura com a sustentabilidade e a busca por soluções inovadoras para reduzir custos e otimizar o uso de recursos. A iniciativa pioneira em Ribeirão Preto serve como exemplo para outras cidades, mostrando a viabilidade da energia solar em instituições públicas.



