Aulas foram suspensas e 150 crianças serão testadas na sexta-feira (13); atividades presenciais só voltam na segunda (16)
Suspensão de aulas presenciais em escola de Igarapava por surto de Covid-19
Surto em escola particular
A Secretaria Municipal de Saúde de Igarapava confirmou a suspensão das aulas presenciais em uma escola particular da cidade após a identificação de 15 casos de Covid-19 entre os alunos. O surto foi relacionado a uma gincana escolar realizada recentemente, mesmo com a adoção de protocolos sanitários previamente aprovados pela vigilância sanitária, amparados pelo decreto estadual que permitia atividades em ambientes abertos sem o uso de máscaras.
Medidas tomadas pela Secretaria de Saúde
Segundo o médico clínico da vigilância epidemiológica de Igarapava, Dr. José Neto, as medidas tomadas incluíram a suspensão imediata das aulas, testes rápidos para todos os alunos e funcionários (250 testes previstos para sexta-feira), e o acompanhamento dos alunos infectados, que estão estáveis e em isolamento domiciliar. Entre os casos confirmados, três crianças com menos de cinco anos (idades: 3 anos, 4 anos e 5 meses, e 4 anos e 9 meses) testaram positivo, faixa etária que ainda não tem acesso à vacinação contra a Covid-19.
Leia também
Vigilância e próximos passos
A prefeitura de Igarapava mantém a vigilância epidemiológica ativa, monitorando os casos de Covid-19 na cidade. Apesar da queda geral nos números de casos, internações e mortes, o surto na escola reforça a necessidade de atenção contínua. As aulas presenciais na escola particular devem ser retomadas na segunda-feira seguinte à testagem em massa e desinfecção das instalações. A Secretaria de Saúde está atenta não apenas à Covid-19, mas também a outras doenças como dengue e chikungunya.



