CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escolas de samba agitam os carnavais da região

Ouça a coluna 'CBN Cidades e Suas Histórias' com Adriana Silva
escolas de samba
Ouça a coluna 'CBN Cidades e Suas Histórias' com Adriana Silva

Ouça a coluna ‘CBN Cidades e Suas Histórias’ com Adriana Silva

Nesta quinta-feira de Carnaval, vamos explorar algumas curiosidades sobre os festejos na região. Começamos por Batatais, cidade com um carnaval tradicional, mas que, devido à crise econômica, não terá desfile de rua este ano. A última disputa envolveu cinco escolas de samba, demonstrando a força da tradição local.

Carnaval em Ribeirão Preto e Bom Fim Paulista

Ribeirão Preto também enfrenta desafios financeiros em seus festejos de rua. Mas antes de falar da cidade, vamos destacar o carnaval do distrito de Bom Fim Paulista. Há cerca de 30 anos, jovens iniciaram um carnaval noturno que cresceu e se tornou um evento comunitário com duas escolas de samba que se revezam nas apresentações, sem caráter competitivo.

A Mais Antiga Escola de Samba do Brasil?

A grande curiosidade está relacionada ao carnaval de Ribeirão Preto. Enquanto muitos associam o carnaval às escolas de samba do Rio de Janeiro, uma pesquisa de Washington Bess, publicada em livro entre 2009 e 2010, intitulada “Carnaval: A Festa do Povo”, levanta a possibilidade de a Escola de Samba Bambas de Ribeirão Preto ser mais antiga que a Mangueira, tradicional escola carioca. Bess, que por muito tempo organizou o carnaval de rua de Ribeirão Preto, apresenta documentação que sugere que a Bambas, teria um ano a mais de existência, tornando-a a mais antiga do Brasil.

Personalidades e Tradição

Essa informação foi confirmada pelo Sr. Santo, falecido recentemente e líder da Bambas por muitos anos. A pesquisa de Bess e as afirmações do Sr. Santo geram uma discussão sobre a verdadeira escola de samba mais antiga do Brasil. Outras figuras importantes do carnaval de Ribeirão Preto são Oscarzinho, mestre carnavalesco, e Nascimento, líder da Escola de Samba Embaixadores dos Campos Elíseos. Ambas as escolas, Bambas e Embaixadores, são tradicionais, mas enfrentam dificuldades financeiras este ano. Ao longo dos anos, elas se revezaram em vitórias, marcando a história do carnaval ribeirão-pretano, que utilizou diversas avenidas para seus desfiles.

Desejamos uma boa festa carnavalesca para quem for festejar e bom descanso para quem ficar em casa. Até a próxima quinta-feira!

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.