Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes
Os preparativos para o Carnaval de 2015 em Ribeirão Preto estão envoltos em incertezas, conforme declarações de Anderson Luis Amancio, presidente da Liga Ribeirão Pretana de Organizações Carnavalescas. A comunidade aguarda ansiosamente por um Carnaval que, segundo ele, depende da Secretaria de Cultura e do secretário Alexandre Maraca.
Expectativas e Descontentamentos
Apesar da expectativa, há um grande descontentamento em relação à forma como a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, está abordando o Carnaval de Rua. A tentativa de contemplar algumas agremiações, como as da Focha e as de Ribeirão Preto, pode não ser suficiente para atender a todas as necessidades, gerando frustração.
Impacto nas Agremiações Carnavalescas
As escolas de samba já estavam se preparando para o Carnaval, mas atrásra precisam remodelar seus planos. A indefinição sobre quais agremiações serão contempladas e o que será pedido pela Secretaria de Cultura torna o processo desafiador. Essa situação afeta tanto as agremiações da Liga quanto as da União, prejudicando o Carnaval de Ribeirão Preto como um todo.
Leia também
Verbas e Avaliação
Inicialmente, foi mencionada uma verba de R$ 40 mil para as agremiações carnavalescas, mas o edital fala em R$ 35 mil, com possíveis modificações por uma comissão da Secretaria. As inscrições já foram encerradas, e a expectativa é que os projetos enviados sejam avaliados em breve. A avaliação geral é de tristeza, pois o Carnaval de Ribeirão Preto está sofrendo devido a dificuldades e falta de organização interna da prefeitura.
Espera-se que a situação seja resolvida de forma justa, para que as agremiações carnavalescas não sejam as únicas a sofrer com os cortes na cultura local.



