CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escolas de três cidades da região são ocupadas por estudantes em protesto

Manifestos contra fechamento de unidades de ensino estaduais são feitos em Franca, Sertãozinho e Taquaritinga
ocupação de escolas
Manifestos contra fechamento de unidades de ensino estaduais são feitos em Franca, Sertãozinho e Taquaritinga

Manifestos contra fechamento de unidades de ensino estaduais são feitos em Franca, Sertãozinho e Taquaritinga

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou o pedido de recurso da Secretaria Estadual da Fazenda Pública, que buscava a reintegração de posse das escolas ocupadas por estudantes desde o início do mês. As ocupações são um protesto contra a reorganização escolar proposta pelo governo estadual.

Entenda a Reorganização Escolar

A reorganização escolar prevê a divisão das escolas por ciclos, a transferência de alunos para readequar a rede e o fechamento de 93 escolas, que seriam utilizadas para outros fins educacionais. Atualmente, a manifestação atinge 86 unidades em todo o estado, com 42 cidades na capital paulista, de acordo com a Secretaria de Educação. Na região de Ribeirão Preto, estudantes ocupam unidades em Sertãozinho, Taquaritinga e Franca.

Ocupações e Reivindicações

Os estudantes trancaram os portões das escolas e controlam a entrada de funcionários e alunos, o que levou à suspensão das aulas e ao cancelamento de provas como o Saresp. Gabriela Vampelte, representante da UPS, explica que a ocupação ocorreu após tentativas frustradas de diálogo com a direção regional de ensino. Maria Daniel Toniel, mãe de uma aluna, aguarda negociações para evitar o fechamento da escola Bruno Peron, que, segundo ela, não estava na lista inicial de fechamentos.

Reações e Próximos Passos

A Polícia Militar acompanha as manifestações, garantindo que sejam pacíficas e sem danos. A direção das escolas registrou boletins de ocorrência. Em Taquaritinga, líderes do movimento planejam protocolar um pedido de intervenção no Ministério Público para cancelar a reorganização. A dirigente de ensino de Sertãozinho, Cássia Regina Furtado, afirma que o fechamento das escolas não prejudicará os estudantes, mas expressa preocupação com a presença de pessoas estranhas nas ocupações. Em Franca, a escola estadual Sueli Machado da Silva também está ocupada, após a decisão de atender apenas alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O governo do estado de São Paulo busca negociar com desembargadores do Tribunal de Justiça sobre o pedido de reintegração de posse, após ter o primeiro pedido negado.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.