Por hora, apenas 10, das 138 unidades ligadas ao ensino municipal, terão guarda da GCM no horário de entrada e saída dos alunos
Após a tragédia ocorrida em Blumenau (SC), Ribeirão Preto intensifica a segurança em suas escolas municipais.
Reforço na Segurança
A partir de segunda-feira, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) reforçará a segurança em 10 escolas municipais de Ribeirão Preto. Inicialmente, 10 GCMs ficarão fixos na entrada e saída dos alunos, em horários de pico, priorizando as maiores escolas e atendendo cerca de 10 mil alunos. Esse destacamento de GCMs efetivos permitirá que outros agentes realizem rondas nas demais escolas da rede municipal (138 no total).
Abordagem Integral
A estratégia vai além do aumento do efetivo policial. A prefeitura planeja um trabalho conjunto com a comunidade escolar, envolvendo pais, professores e alunos. Reuniões com diretores de escolas foram realizadas para revisar rotinas, fluxo de pessoas, manutenção de portões e câmeras de segurança (2.500 em funcionamento). A capacitação dos professores para lidar com situações de crise e fortalecer o vínculo com a comunidade também é parte do plano.
Leia também
Resultados e Perspectivas
A iniciativa já demonstra resultados positivos na redução de furtos, com queda de cerca de 90% após a instalação das câmeras e parceria com outras forças de segurança. A ampliação do efetivo da GCM e a contratação de novos profissionais abrem possibilidades para estender o reforço de segurança a todas as escolas municipais. A ênfase está na corresponsabilidade de todos – comunidade, escola e poder público – no combate à violência, reconhecendo que eventos como o de Blumenau são, historicamente, isolados no Brasil, mas que a prevenção é fundamental.



