Crise financeira também afetou setor da educação; só em Ribeirão Preto, existem aproximadamente 700 unidades escolares pagas
Crise econômica impacta educação particular
A crise econômica brasileira tem afetado significativamente o setor de educação particular. Estima-se que 1 milhão de alunos tenham deixado as escolas privadas desde o ano passado, representando uma redução de 12% no número total de estudantes, que era de mais de 9 milhões em 2014. Em São Paulo, esse impacto é ainda mais visível, com cerca de 200 mil alunos migrando da rede particular para a pública no mesmo período.
Inadimplência em alta
De acordo com o presidente do sindicato dos professores, Benjamin Ribeiro da Silva, a inadimplência nas escolas particulares aumentou em 2016 em comparação com 2015. Apesar das expectativas de um cenário ainda pior, a situação, embora preocupante, não atingiu níveis catastróficos.
Ribeirão Preto e os desafios da educação particular
Ribeirão Preto, segunda região com maior número de escolas particulares em São Paulo, com aproximadamente 700 instituições, também enfrenta os desafios da crise. Os dirigentes do sindicato estão percorrendo as diretorias de ensino do estado para discutir as dificuldades do setor e buscar soluções.
Leia também
A retração no número de alunos e o aumento da inadimplência demonstram a vulnerabilidade do setor de educação particular diante da crise econômica, exigindo medidas e discussões para enfrentar os desafios e garantir a qualidade do ensino.



