CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Escolas públicas podem participar de ação especial sobre o meio ambiente

'6ª Conferência Nacional Infanto-juvenil Pelo Meio Ambiente' acontece em novembro no Belém do Pará; entenda mais
Escolas públicas podem participar de ação
'6ª Conferência Nacional Infanto-juvenil Pelo Meio Ambiente' acontece em novembro no Belém do Pará; entenda mais

‘6ª Conferência Nacional Infanto-juvenil Pelo Meio Ambiente’ acontece em novembro no Belém do Pará; entenda mais

Está em andamento a 6ª Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, Escolas públicas podem participar de ação, uma iniciativa voltada para estudantes entre 11 e 14 anos, que envolve toda a comunidade escolar, incluindo grêmios estudantis, pais, professores, ONGs, universidades e associações. O evento tem relação com a COP30, que será realizada em novembro em Belém do Pará.

Funcionamento da conferência: As escolas têm até o dia 30 de junho para realizar a conferência interna, que consiste no debate, apresentação de ideias e escolha do projeto que será registrado no site oficial do Ministério do Meio Ambiente e enviado à diretoria de ensino. Após essa etapa, ocorrem conferências regionais, municipais (não obrigatórias) e a nacional, que se estendem ao longo do ano.

Participação dos estudantes: Segundo André Barione, professor especialista em currículo de ciência da diretoria de ensino de Ribeirão Preto, a conferência visa o protagonismo dos alunos, que discutem e escolhem projetos a partir do estudo do seu próprio local. Os estudantes também elegem um delegado e um suplente, que os representarão nas etapas seguintes da conferência.

Importância da mobilização escolar: Barione destaca que a mobilização ocorre principalmente dentro das escolas, com o apoio de professores articuladores e materiais de apoio. O processo é formativo e obrigatório, buscando educar os alunos para se tornarem agentes de transformação em relação às questões ambientais e climáticas.

Engajamento das escolas de São Paulo

As escolas estaduais do estado de São Paulo estão alinhadas com a preocupação ambiental, incluindo projetos relacionados ao meio ambiente em seus planos pedagógicos. Algumas já realizaram a conferência interna e registraram seus projetos. O registro deve ser feito até o dia 5 de julho para garantir a participação nas etapas seguintes.

Entenda melhor

A Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente é uma ação que promove a educação ambiental entre estudantes de 11 a 14 anos, incentivando a participação ativa na discussão e solução de problemas ambientais locais, com conexão à COP30.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.